Endereço: Rua Lucia Mormito Biason, 57 Sítio Sertão, Mauá

Vendas: +55 11 4810.2525

comercial@geoplas.com.br

Conheça os diferentes tipos de poliestireno

O poliestireno é um termoplástico transparente comum amplamente utilizado na fabricação de embalagens descartáveis para comidas e bebidas quentes. No entanto, o material não se limita a um único tipo.

Este artigo detalha as propriedades de cada tipo de poliestireno.

Se quiser saber mais detalhes sobre o poliestireno, procure um dos consultores GEO e entenda como o material pode ser aplicado no seu projeto.

Acompanhe este post completo para entender cada um dos tipos.

O que é poliestireno?

O poliestireno (PS) é o polímero sintetizado a partir dos monômeros de estireno por meio de uma reação de polimerização por radicais livres.

Normalmente, o PS possui uma estrutura cabeça-a-cauda com uma cadeia de carbono saturada como espinha dorsal principal e anéis de benzeno conjugados como grupos laterais.

Essa estrutura molecular irregular aumenta a rigidez da molécula, fazendo com que o PS seja um polímero linear não cristalino.

Devido à presença de anéis de benzeno, o PS tem uma temperatura de transição vítrea (Tg) de 80-82°C, o que o torna transparente e rígido à temperatura ambiente.

No entanto, a rigidez das cadeias moleculares também torna o PS suscetível a rachaduras por tensão.

A característica mais notável do plástico de PS é sua alta transparência, com uma taxa de transmissão de luz superior a 90%.

Ele também possui boa isolação elétrica, é fácil de colorir, tem boa fluidez de processamento e é resistente à corrosão química.

Quais são os diferentes tipos de poliestireno?

O poliestireno geralmente tem quatro tipos: Poliestireno de Uso Geral (GPPS), Poliestireno de Alto Impacto (PSAI), Poliestireno Expandido (EPS) e Poliestireno Sindiotático (SPS).

As propriedades específicas de cada tipo são as seguintes:

1. Poliestireno de uso geral (GPPS)

O GPPS é um sólido incolor, inodoro, insípido, brilhante e transparente, na forma de grânulos ou pellets, produzido pela polimerização por radicais livres ou iônica dos monômeros de estireno.

Possui alta transparência e boas propriedades elétricas, é resistente à radiação e tem baixa absorção de água, mas é quebradiço, tem baixa resistência ao impacto, não suporta água fervente e altas temperaturas.

2. Poliestireno de Alto Impacto (PSAI)

O PSAI é um material termoplástico produzido pela modificação do poliestireno com elastômeros, em que uma pequena quantidade de polibutadieno é enxertada na matriz do poliestireno.

Esse material herda a estabilidade dimensional do GPPS e tem melhor resistência ao impacto e rigidez, boa luminosidade e é fácil de pintar.

3. Poliestireno Expandido (EPS)

O EPS é um material leve feito pela introdução de um agente expansor na resina de poliestireno, fazendo com que ela se expanda sob alta temperatura e pressão.

Possui baixa densidade relativa (1,05 g/cm³), baixa condutividade térmica, é insolúvel em água, resistente a impactos e vibrações, além de fornecer isolamento acústico e térmico, resistência à umidade e absorção de choques.

4. Poliestireno Sindiotático (SPS)

O SPS refere-se ao poliestireno cristalino obtido usando um sistema de catalisadores altamente orientados — catalisadores metalloceno.

Possui boa resistência ao calor e à corrosão, é barato e facilmente disponível, mas, como o poliestireno de uso geral, é quebradiço.

A GEO trabalha com a produção de poliestireno standard e poliestireno de alto impacto (PSAI), que são usados em comunicação visual, materiais promocionais, displays, entre outros.

Converse com um de nossos consultores para obter mais detalhes sobre esse tipo de plástico!

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress