Se você está planejando construir ou reformar um telhado e busca uma opção leve, resistente e moderna, as telhas de policarbonato são uma excelente escolha. Além de proporcionarem um ótimo aproveitamento da luz natural, elas são fáceis de manusear e ideais para coberturas de áreas externas, como garagens, varandas e pergolados.
Lembrando que os consultores GEO podem esclarecer as dúvidas sobre o policarbonato e ajudar a decidir pelo material mais adequado.
Neste post, vamos te guiar por um passo a passo para a instalação das telhas de policarbonato. Acompanhe!
Como cortar telhas de policarbonato
Comprar telhas cortadas sob medida pode facilitar muito o trabalho! Com as telhas de policarbonato já cortadas, você pode instalá-las imediatamente, sem se preocupar com a sujeira do corte.
Porém, se você não conseguiu adquirir as telhas no tamanho ideal, será necessário cortá-las de acordo com as medidas do seu telhado.
No entanto, se você optar por cortar as telhas de policarbonato, há duas maneiras de fazer isso:
1. Primeiro método: use uma ferramenta de corte afiada, cortando no mesmo sentido dos sulcos em vez de cortar no sentido contrário. Sugerimos o uso de um estilete para isso.
2. Segundo método: se precisar cortar no sentido oposto aos sulcos, utilize uma serra circular ou serrote de dentes finos.
Independentemente do método escolhido, certifique-se de cortar as telhas em tamanhos menores e mais fáceis de manusear. Usar várias telhas pode proporcionar um encaixe mais seguro. Além disso, cortar em pedaços menores facilita o alcance sobre o telhado na hora de encaixar as telhas nas barras de envidraçamento.
Após o corte, remova a poeira das telhas (usando um aspirador, por exemplo) para garantir que estejam limpas e livres de resíduos antes da instalação.
Passo a passo da instalação de telhas de policarbonato
Confira agora o passo a passo para instalar as telhas de policarbonato. Certifique-se de que haja uma inclinação de 5° ao instalar as telhas – isso permitirá o escoamento da água da chuva.
Passo 1: Posicione a telha de policarbonato
Se sua telha de policarbonato tiver uma superfície protegida contra raios UV, esse lado deve ficar voltado para o lado de fora. Retire o filme protetor das bordas antes da instalação para evitar que ele fique preso sob a telha.
Nota: Use materiais adequados para vedação e juntas, evitando produtos que possam danificar o policarbonato.
Passo 2: Vede e aplique as fitas
Ao vedar as telhas de policarbonato, aplique fitas, vedantes e fechamentos adequados para evitar a entrada de poeira, umidade e insetos. Utilize:
Fita de vedação: na parte superior da telha.
Fita respirável: na parte inferior, permitindo a circulação de ar e reduzindo a condensação.
Nota: O perfil em “U” também ajuda a evitar a entrada de poeira, água e insetos.
Passo 3: Fixe e instale as telhas
Garanta que as telhas estejam bem fixadas, mas sem excesso de aperto! Se forem instaladas com muita pressão, pode haver problemas devido à dilatação e contração térmica. As telhas devem ser instaladas com os sulcos na direção da inclinação do telhado. Prenda pelo menos um sulco no sistema de envidraçamento.
Nota: Ao perfurar a telha, certifique-se de que ela esteja bem apoiada por baixo através do perfil em “H”. Além disso, evite fazer furos a menos de 4 mm da borda da telha.
Ao longo da terça da beirada do telhado, será necessário adicionar fixadores extras ― um fixador por largura de telha, posicionado centralmente entre as barras de envidraçamento. Isso evita que o vento levante as telhas ou que deslizem para baixo devido à dilatação térmica.
Com essas dicas, você consegue fazer uma boa instalação das telhas de policarbonato. Mas, se possível, contrate um profissional para executar esse trabalho, assim você tem a segurança de uma instalação sem problemas e libera tempo para as suas atividades.Lembre-se que a GEO comercializa policarbonato de extrema qualidade. Fale com os nossos consultores para saber mais sobre o material!





