Endereço: Rua Lucia Mormito Biason, 57 Sítio Sertão, Mauá

Vendas: +55 11 4810.2525

comercial@geoplas.com.br

Chapas de acrílico: aprenda a armazenar e manusear corretamente!

O manuseio adequado e o armazenamento correto das chapas de acrílico são práticas essenciais para preservar suas características físicas e estéticas, garantindo que o material mantenha a qualidade durante todo o processo de uso.

As chapas acrílicas, especialmente as do tipo cast, exigem cuidados específicos para evitar danos como riscos, deformações e acúmulo de sujeira. Além disso, é necessário um manejo cuidadoso para prevenir problemas como o empenamento e a eletricidade estática. Neste conteúdo, abordaremos as melhores práticas para armazenar, limpar e conservar as chapas acrílicas, assim como técnicas para minimizar os efeitos da eletricidade estática.

Como armazenar e manusear chapas de acrílico

As chapas acrílicas cast devem ser estocadas e mantidas apoiadas pelas bordas, protegidas com filme protetor original, em cavaletes que possuam uma base ligeiramente inclinada (usualmente 80 graus).

Uma armazenagem desse tipo permite apoio adequado, evitando danos nas chapas durante a sua retirada. O empilhamento horizontal das chapas não é aconselhável, pois dificulta sua retirada e permite que qualquer sujeira ou partícula presa entre as chapas possa danificar suas superfícies.

Obs: deve-se evitar a formação de “barriga”, o que acarreta empenamento acentuado nas chapas. O filme protetor tem a finalidade de impedir danos à superfície durante o manuseio e o transporte; . Esse filme deve ser mantido o maior tempo possível, a fim de garantir a qualidade superficial das chapas. Outra vantagem do filme é a proteção contra riscos durante o corte e lixamento.

Para as operações que exijam pré-aquecimento das chapas, o filme deve ser previamente removido.

Conservação e limpeza

Para conservar a chapa acrílica deve-se:

  • lavar com água e sabão ou detergente neutro;
  • esfregar com pano macio ou algodão;
  • depois de enxaguada, remover o excesso de água;
  • evitar que os panos utilizados na limpeza das chapas retenham sujeiras;
  • trocar a água utilizada com frequência;

Eliminação da eletricidade estática

O acrílico, graças à sua alta resistência volumétrica e superficial, acumula eletricidade estática sempre que a chapa é esfregada com pano seco ou até mesmo durante o manuseio normal. Aplicando-se polidores antiestáticos, reduz-se o acúmulo de poeira. Esse material deve ser aplicado com um tecido úmido e macio.

Após essa operação, a chapa deve ser esfregada com tecido limpo e macio até se obter o polimento brilhante. Pode-se utilizar também uma pistola antieletrostática, obtendo o mesmo resultado.

Obs: ambos os tratamentos têm efeitos apenas temporários e a aplicação deve-se repetir caso a chapa permaneça estocada por algum tempo.

Ao seguir as orientações sobre o armazenamento, manuseio, conservação e limpeza das chapas acrílicas, é possível garantir que o material permaneça em condições ideais para uso, evitando danos e prolongando sua vida útil. A atenção aos detalhes, como a manutenção do filme protetor e a utilização de métodos adequados para eliminação da eletricidade estática, são fundamentais para preservar a integridade da chapa.

Investir na correta manipulação das chapas de acrílico não só assegura a qualidade estética do produto final, como também otimiza a eficiência e segurança em processos que envolvem o material.

Quer fazer um orçamento de chapas de acrílico? Entre em contato com um dos consultores GEO!

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress