Alumínio
composto: saiba mais sobre o material
Talvez você não conheça o alumínio composto, mas certamente já viu esse material por aí. É bastante usado em diversas aplicações por sua resistência e estética, sendo um dos queridinhos quando se trata de fachadas externas.
Entenda melhor o que é o alumínio composto e como ele pode ajudar o seu projeto neste post.
O que é alumínio composto?
O alumínio composto é um material formado por um núcleo de polietileno e duas chapas de alumínio cobrindo cada face do polietileno. É produzido por meio da colagem de adesivos químicos sob temperatura elevada, garantindo um material leve e, ao mesmo tempo, forte e resistente.
A durabilidade e versatilidade do alumínio composto o torna perfeito para revestimentos de fachadas externas, dando um acabamento bonito e arrojado.
Quais são as aplicações do alumínio composto?
Por ser um material bastante versátil, as chapas de alumínio composto podem ter diversos acabamentos, como fosco, brilhante, metálico ou texturizado. Além disso, pode ser instalado em diversas cores, como amarelo, azul, champagne, cinza e preto, apenas para citar alguns.
Isso graças à tinta poliéster usada para a pintura da face principal, que além da estética, garante uma série de benefícios de proteção contra raios ultravioleta e corrosão.
Essa gama de possibilidades torna o alumínio composto o material ideal para que a fachada reflita a comunicação visual pensada para a empresa ou prédio, podendo se destacar entre tantas construções ou transmitir a mensagem desejada pela empresa.
Mesmo sendo muito utilizado na construção civil, a aplicação do ACM não se limita apenas às fachadas de prédios. Ele pode ser utilizado também em placas, bandejas, letras caixas e em peças de comunicação como painéis luminosos e totens.
Quais são as vantagens do alumínio composto?
O núcleo de polietileno faz com que o ACM tenha baixa densidade, mas mantendo a resistência. Comparado a uma chapa de mesma espessura de alumínio puro, o alumínio composto pode ser até 40% mais leve.
Além disso, o material ajuda a manter a temperatura local e reduz ruídos sonoros, graças à sua característica de isolamento termoacústico. Flexível, o ACM pode ser moldado e cortado, o que amplia muito as possibilidades de aplicação.
Embora o polietileno seja inflamável, as chapas externas de alumínio retardam o fogo. O ACM também apresenta alta resistência ao impacto e mantém as características visuais por, no mínimo, 5 anos.
Trata-se de um material de fácil limpeza e manutenção, sendo necessários apenas água e sabão para a higienização adequada. Caso seja necessária a remoção de compostos de silicone, o material aceita outros produtos químicos para a limpeza, como o álcool isopropílico.
Com todas essas características, não é à toa que o alumínio composto é bastante requisitado em projetos arquitetônicos de interiores, fachadas externas e até mesmo mobiliários, aliando durabilidade, flexibilidade, beleza e facilidade de instalação.
Você também pode imprimir todas essas qualidades ao utilizar o ACM em sinalizações, garantindo o melhor resultado.
Continue acompanhando o blog da GEO para conhecer mais
materiais e suas aplicações, entendendo o que melhor se aplica para o seu
projeto.





