As coberturas de policarbonato são conhecidas por sua durabilidade. Diferentemente de painéis de vidro ou telhas, o policarbonato não lasca nem racha ao longo de sua vida útil. No entanto, você pode notar o acúmulo de sujeira e fuligem ou descoloração severa se não limpar as chapas de policarbonato com frequência suficiente.
Neste post, ensinaremos como limpar a cobertura de policarbonato, com etapas que podem ser aplicadas sem grandes complicações. Acompanhe esse pequeno tutorial!
Com que frequência você deve limpar a cobertura de policarbonato?
Folhas, galhos e outros detritos podem se acumular na sua cobertura ao longo do ano. Isso é especialmente comum durante o outono e o inverno, quando as árvores perdem suas folhas.
Por conta desse acúmulo gradual de detritos, os proprietários devem limpar o teto pelo menos uma vez ao ano. Isso vale para painéis de vidro, telhas ou chapas de policarbonato. Essa limpeza profunda deve alcançar cada canto do teto, incluindo os painéis e as barras de vedação.
Se a sua cobertura tem uma inclinação particularmente baixa, será vantajoso limpar o teto de policarbonato duas vezes ao ano. Isso ocorre porque tetos com pouca inclinação não drenam água ou detritos tão facilmente quanto os mais inclinados, resultando em um acúmulo mais rápido de sujeira e descoloração.
Como limpar chapas de policarbonato?
Confira as dicas para deixar a sua cobertura de policarbonato limpa e bem conservada.
Remova detritos grandes
O primeiro passo é remover grandes pedaços de detritos, como folhas e galhos. Você pode usar um soprador de folhas ou uma vassoura doméstica. Certifique-se de ser cuidadoso para não perfurar ou arranhar os painéis de policarbonato, pois isso pode danificar o revestimento que maximiza sua durabilidade ou até causar vazamentos futuros.
Verifique as calhas
Ao começar a lavar o teto do conservatório, a água suja e pequenos detritos fluirão para o sistema de calhas. Certifique-se de limpar as calhas com antecedência e desconectar qualquer unidade de coleta de água. Isso economizará tempo e evitará pressão nos sistemas de filtragem.
Misture sabão neutro com água morna
Detergentes fortes podem danificar o revestimento das chapas de policarbonato e devem ser evitados. Use um sabão neutro que não contenha produtos químicos abrasivos ou agressivos. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o fabricante. Misture o sabão com água morna para ajudar a dissolver a sujeira mais difícil.
Use uma esponja macia para lavar as chapas
Uma esponja áspera ou palha de aço pode danificar o revestimento das chapas de policarbonato. Portanto, use uma esponja macia para limpar cuidadosamente os painéis da cobertura. Esfregue as chapas na mesma direção das ranhuras, geralmente de forma vertical.
Troque a água e enxágue a esponja regularmente
Usar água suja pode causar manchas de água e deixar o teto com uma aparência desleixada. Certifique-se de trocar a água e enxaguar a esponja regularmente durante a limpeza. Mantenha a mesma mistura de sabão neutro e água morna a cada troca.
Verifique as calhas novamente
É importante inspecionar as calhas mais uma vez para garantir que nenhuma água suja ou detrito tenha causado entupimentos. Esta também é uma ótima oportunidade para verificar se há vazamentos nas calhas. Não se esqueça de reconectar qualquer unidade de coleta de água.
Quando devo substituir minhas chapas de policarbonato?
Com uma vida útil de 15 a 20 anos, as chapas de policarbonato podem precisar ser substituídas ocasionalmente. Deixar de substituí-las pode comprometer a transmissão de luz para o espaço abaixo e causar vazamentos problemáticos. Isso pode gerar danos a longo prazo ao teto e ao interior do local, por isso é importante acompanhar essa manutenção.
Na maioria dos casos, não será necessário substituir as barras de vedação. Talvez seja suficiente trocar as juntas de borracha que evitam a entrada de água ou a fita respirável usada nas chapas de policarbonato.
Tem mais dúvidas sobre o cuidado com chapas de policarbonato?
Se tiver dúvidas ou precisar trocar a sua cobertura de policarbonato, entre em contato com os consultores GEO. Eles estão à disposição para avaliar o material mais indicado para o seu caso.





