O acrílico é um plástico que pode ser moldado, e para isso, é submetido a processos de fabricação variados como dobra, colagem, injeção e termoformagem.
Neste post, vamos abordar a termoformagem, algumas especificações técnicas para que seja realizada e aplicações do acrílico termoformado.
Para solucionar dúvidas e saber um pouco mais sobre o acrílico, converse com um dos consultores GEO, que estão capacitados para falar mais sobre o produto e suas utilizações.
Acompanhe agora o conteúdo!
O que é termoformagem?
A termoformagem de acrílico é o processo de aquecer a folha de acrílico até que ela fique flexível e, em seguida, moldá-la de acordo com a forma desejada. As folhas de acrílico termoformadas oferecem proteção contra impactos, elementos, radiação ultravioleta e corrosão.
Essa é a opção ideal para quem busca produtos de acrílico com formatos personalizados, características específicas ou detalhes precisos, sem perder as propriedades ópticas do material.
Sem os cuidados adequados quanto à temperatura e pressão, a peça tende a deformar, não atingindo os resultados desejados. Por isso, a termoformagem do acrílico deve ser feita de acordo com os parâmetros estabelecidos e acompanhada por um profissional experiente.
Como é feita a termoformagem?
O acrílico pode ser termoformado usando vários tipos de equipamentos, como à vácuo, pressão ou estiramento, e diversos métodos de aquecimento, incluindo fio de níquel-cromo enrolado, barra metálica (cal), fornos de ar quente, elementos cerâmicos e tubos de quartzo (filamento de níquel-cromo e filamento de tungstênio). Essas fontes de calor têm uma vida útil média variando de 1.500 a 20.000 horas, com diferentes níveis de eficiência.
Existem 2 processos para a termoformagem: formação por vácuo ou por pressão.
- Formação por vácuo: aquece-se uma folha até um estado moldável e depois a folha é pressionada contra um molde 3D, removendo o ar entre a folha e o molde por meio de vácuo.
- Formação por pressão: aquece-se uma folha até um estado moldável e depois a folha é pressionada contra um molde 3D, removendo o ar entre a folha e o molde por meio de vácuo, além de aplicar pressão de ar na parte externa da folha.
Temperatura de amolecimento
Enquanto o acrílico amolece a temperaturas mais altas, ele não derrete realmente até atingir 160 °C. Portanto, o uso normal doméstico não arrisca derreter o acrílico. Itens quentes de fogão devem ser colocados sobre uma superfície de acrílico com um apoio protetor ou outro acolchoamento, preferencialmente com almofadas de borracha. Como precaução de segurança, nunca coloque acrílico diretamente sobre ou próximo a uma chama aberta ou superfície quente.
Desgaseificação
O acrílico tem uma alta taxa de desgaseificação e alta afinidade com a água. Dependendo das condições de armazenamento e clima, o acrílico absorve umidade. Embora isso possa ser ignorado para temperaturas de aplicação normais, pode causar formação de bolhas durante o aquecimento quando o vidro acrílico extrudado é exposto a temperaturas mais altas. Portanto, é altamente recomendada a secagem prolongada em fornos de fluxo de ar a temperaturas abaixo do ponto de amolecimento do material.
Aplicações
Como o acrílico termoformado é transparente, durável e resistente a estilhaços, é amplamente utilizado como substituto do vidro em muitas situações, sendo frequentemente utilizado para fazer:
- placas e suportes para placas
- expositores e prateleiras de varejo
- suportes para brochuras
- claraboias
- telas de tv
- janelas de submarinos e tanques de aquários
Essas são algumas informações sobre a termoformagem em acrílico, processo que permite o uso do material em diferentes formatos e várias aplicações.
Para conhecer mais sobre o acrílico e outros produtos plásticos, procure um dos consultores GEO!





